Sistema de ensino
CIENCIAS CONTABEIS
VANDERLEI CALIXTO DA SILVA
ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Porto velho - RO
Maio de 2012
Vanderlei Calixto da Silva
aspectos introdutórios em ciências contábeis
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Porto Velho - RO
Maio de 2012
Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações tanto no aspecto quantitativo quanto no aspecto qualitativo. O objetivo da contabilidade também envolve o patrimônio na evidenciação da sua evolução e mensuração pelas informações geradas para os diversos usuários.
A entidade deve manter um sistema de escrituração uniforme dos seus atos e fatos administrativos, através de processo manual, mecanizado ou eletrônico em correspondência com a documentação respectiva e levantar anualmente o balanço patrimonial e o resultado econômico. As formalidades da escrituração estão expressas no decreto lei 486/1969 e ainda ser processada a partir da observância das normas brasileiras de contabilidade.
A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comercias, previdenciários legais.
As demonstrações contábeis são o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgada, anualmente, segundo a lei 6404/76, nela podemos encontrar o balanço patrimonial e demonstrações de resultado de exercício (DRE); o balanço patrimonial é uma demonstração conta que tem por objetivo mostrar a atual situação financeira de uma entidade e apresenta os ativos, passivos e patrimônio líquido. Demonstração do resultado do exercício, destina-se a evidenciar a formação de resultado líquido do