Sistema de drenagem predial
A degradação e a exploração desenfreada do meio ambiente vêm sendo preocupação corrente da sociedade atual. Entende-se por sustentabilidade o uso racional dos recursos naturais de forma que tais recursos estejam disponíveis para as gerações futuras. Para se alcançar a sustentabilidade faz-se necessário a observação do que é economicamente viável, culturalmente aceito, ecologicamente correto e socialmente justo.
Desde 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial a construção civil vem se preocupando com o reaproveitamento e o bom uso dos recursos naturais e também com a destinação e o reaproveitamento dos resíduos oriundos da obra. Neste período deu-se maior notoriedade ao setor devido à grande quantidade de entulho criada a partir da destruição causada na guerra.
Apesar da crescente preocupação, na atualidade ainda persistem a má destinação dos resíduos da construção e o mal uso de recursos naturais tão essenciais como a água. Pensando nisso tem-se como proposta de projeto a criação de um sistema de drenagem visando o reencaminhamento dos resíduos oriundos da construção que antes seriam descartados em aterros sanitários e o aproveitamento e reuso da água pluvial a fim de reduzir o desperdício e também evitar a degradação da obra que decorre da umidade absorvida pelas estruturas.
2. MATERIAL TEÓRICO
2.1. SUSTENTABILIDADE
Entende-se por sustentabilidade o uso racional dos recursos oferecidos pelo meio ambiente para que estes não venham a faltar a médio e em longo prazo. Segundo SANTOS (2002, p. 7)
É o homem que estabelece uma relação conflituosa e contraditória com o meio ambiente. Por um lado, ele agride o meio, compartilhando de uma moral estabelecida segundo a qual a natureza está a seu dispor, podendo explorá-la para prover suas necessidades de sobrevivência, de perpetuação, de saúde (física e psicológica e de conforto. Por outro lado, ele pode perceber também que o atendimento de tais necessidades depende de um Desenvolvimento