Sistema tegumentar
Epiderme: é a parte mais externa e tem função de proteger o organismo contra os danos causados por agentes externos. É composta por tecido epitelial e possui cinco camadas: basal, espinhosa, granulosa, lúcida e córnea.
Sua formação se dá através das células epidérmicas. Contudo, excetuando-se a camada basal, a epiderme é quase que completamente formada por queratinócitos.
Derme: é formada por tecido conjuntivo que é ricamente vascularizado. Nela encontram-se as fibras colágenas, elásticas e reticulares, além das células formadoras de sua composição. Ainda na derme, estão presentes algumas glândulas, terminações nervosas e folículos pilosos.
Hipoderme: é composta por células gordurosas. Ela é responsável pela reserva de nutrientes, proteção dos vasos e nervos localizados nos níveis mais profundos. Quando se pensa em epiderme, derme e hipoderme, deve-se ter em mente que uma depende da outra para o equilíbrio deste importante órgão que é a pele humana.
Funções da pele
As funções básicas da pele são cinco :
1. Excretora: É através da pele que eliminamos resíduos do metabolismo corporal. 2. Protetora: Impede penetração de substâncias, traumatismos, radiações solares e germes patogênicos.3. De relação: A estimulação das terminações nervosas receptoras permite-nos captar as condições do nosso ambiente imediato. 4. Termorreguladora: Conjunto de mecanismos que permitem manter a temperatura corporal constante, assegurando, desta forma, a luta contra calor e frio. 5. Metabólica: Síntese de vitamina D e reservatório energético.
Células da Pele e suas funções
Queratinócitos: presentes na epiderme, formando suas camadas e responsáveis pela síntese de queratina.
Melanócitos: produz a melanina que é responsável pela coloração da pele.
Células de Langerhans: responsável pela defesa imunológica.
Células de Merkel: são mecano-receptoras, isto é, possuem terminações nervosas e sensoriais.
Fibroblastos: é a célula constituinte do tecido conjuntivo e sua