Sistema de custeios
Sistema de custeio “é um conjunto de procedimentos adotados numa empresa para calcular algo, ou seja, os bens ou serviços nela processados” (BEULK e BERTÓ,2000).
Objetivo: Mensurar os custos dos recursos consumidos quando são realizadas as atividades significativas para empresa. Os sistemas de custeio tradicionalmente utilizados nas organizações de saúde são: por absorção, por serviço ou procedimento e por custo padrão.
SISTEMA DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO:
O sistema de custeio por absorção é considerado um sistema de custeio integral, pois ele apropria todos os custos incorridos para a produção de um bem ou serviço.
O sistema de custeio por absorção propõe uma setorização do hospital, dividindo-o em centros de custos.
Centros de custos: Os centros de custos tem como características possuir uma área circunscrita de abrangência, ser fonte geradora de custos, possuir identidade de objetivos comuns, ter uma unidade de mensuração especifica e possuir homogeneidade funcional. Ex: lavanderia, serviço de nutrição, centro de material esterilizado, setor de limpeza ...
Os centros de custos em um hospital podemser divididos em: Produtivos, Auxiliares e Administrativos.
Produtivos: realizam atividades produtivas eatividades fins. Prestam serviços finais aos pacientes e geram receita. Exemplo: Radioterapia, Radiologia, UTI, Centro Cirúrgico...
Administrativos: realizam atividades de controle e administração. Englobam aqueles custos indiretos que devem ser divididos e apropriados ao custo de todo os serviços ofertados em um hospital.
Exemplo: setor de contabilidade, administração e diretoria do hospital.
Para os centros administrativos devemos estabelecer critérios arbitrários de divisão (rateios), já que não temos informações suficientes para calcular o custo dos centros administrativos relativos a um centro de custo, seja ele produtivo ou de apoio (auxiliar).
Auxiliares: prestam apoio as atividades produtivas ou não. Não geram