Sistema de Custeio Baseado nas Atividades
Instituto Politécnico da Guarda
Sistema
De Custeio
Baseado nas
Atividades
Curso: Contabilidade
Disciplina: Gestão Estratégica e Orçamental
Docente: Prof. Helena Saraiva
Índice:
Introdução
A elaboração do presente trabalho insere-se no âmbito da disciplina de Gestão Estratégica Orçamental a decorrer na Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Guarda durante o ano letivo de 2011/2012.
Neste trabalho vamos dedicar a nossa atenção ao método Activity-Based Costing (ABC), defini-lo como sistema de custeio, sendo um método baseado nas atividades, vamos definir atividades e indutores de custo (cost-drivers), assim como relacionar o ABC e o Activity Based Menegement (ABM).
O mundo moderno tem vindo a ser objeto de profundas e aceleradas transformações quer económicas, políticas e sociais, que têm levado as nações e seus governos a adotarem estratégias diferenciadas e criativas para elevar a qualidade de vida de suas populações.
O custeio baseado em atividades ou popularmente chamado de método ABC, consiste na atribuição dos custos às atividades em seguida a distribuição dos mesmos aos produtos ou serviços.
Os sistemas de custeio não são mais do que sistemas de informação e de suporte à tomada de decisão. Porém, os sistemas ditos tradicionais já há muito que evidenciam limitações a este nível o que levou à emergência de novas abordagens.
Esta técnica de custeio baseada na atividade, vamos analisa-la num contexto em que as empresas para alcançarem a excelência competitiva veem-se na necessidade de melhorar continuamente o valor dos produtos que oferecem aos clientes, identificando e eliminando as atividades que não acrescentam valor ao produto. É esta reflexão sobre as atividades das empresas, um dos contributos das técnicas baseadas na atividade para a estratégia global das empresas.
O ABC tenta levar ao produto todos os custos fixos efetuados por ele,