Custeio baseado em abc
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA DE GESTÃO DE CUSTOS
CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (CUSTEIO ABC)
São Luís
2012
CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (CUSTEIO ABC)
Trabalho apresentado a , professora da disciplina de Gestão de Custos do Curso de Administração da Universidade Estadual do Maranhão, referente a obtenção da 3º nota do semestre corrente.
São Luís
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (CUSTEIO ABC)
2.1 Conceito
2.2 Etapas
2.3 Aplicação Prática
2.4 Importância
3 CONCLUSÃO REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Para avaliar o desempenho de seus processos, as empresas utilizam a análise-econômica financeira, que tem como principais objetivos extrair informações a partir das demonstrações contábeis da empresa (balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício) e auxiliar no processo de tomada de decisão. Entretanto, esse método de avaliação apresenta certas limitações, como a pouca confiabilidade do mercado externo e a superficialidade da análise e da insuficiência de variáveis que traduzem a capacidade competitiva da empresa.
Além disso, existem algumas críticas aos tradicionais modelos contábeis de análise de resultados, pois estes apresentam apenas dados relacionados à receita, custos e despesas e sem considerar aspectos não monetários como a satisfação do cliente interno e externo e a flexibilidade dos processos. Vale ressaltar que o mundo dos negócios tem exigido intensamente que as organizações apresentem novas formas de utilização das informações financeiras e não financeiras para auxiliar os processos de gestão e tomada de decisão.
Dessa forma, para minimizar essas limitações e críticas e atender as exigências do mundo dos negócios, foi desenvolvido por Robert Kaplan o custeio baseado na atividade (custeio ABC), uma ferramenta que ajuda a compreensão, a mudança e o desenvolvimento das organizações. No desenvolvimento deste