Sistema de assitência de enfermagem
A importância dos profissionais conhecerem a origem de sua especialidade através de sua profissão. No texto a seguir serão abordados três momentos na evolução da assistência da enfermagem.
Surgimento da enfermagem moderna com Florence Nightingale ( 1820-1910 )
Teorias da enfermagem.
Implementação da sistematização da assistência da enfermagem ( SAE ) e tendências atuais.
Os conceitos sobre enfermagem sofreram importantes modificações, apenas no século XIX, sobre influência de Nightingale. Oguisso ( 2005 ) relata que não obstante o treinamento e a atividade de cuidar de feridos e doentes existirem antes de Nightingale.
Segundo Cianciarullo (2001) até o final da década de 1950, pouco se fazia em relação a ciência da enfermagem. A partir daí houve um consenso entre enfermeiros pela busca de conhecimentos específicos da profissão, visando descrever, explicar e predizer fenômenos vinculados à disciplina da enfermagem.
No final da década de 1960, teve início a enfatização da procura pela autonomia e pela especificidade da enfermagem, possibilitando a construção de um corpo de conhecimento científico.
Surgiu nas últimas três décadas para Bastos e Mendes ( 2005 ) o reconhecimento da necessidade de desenvolver um sistema de trabalho que concretize a proposta de promover, manter e restaurar o nível de saúde do cliente. Nesse período teve origem o processo de enfermagem que para Horta ( 1979 ), foi o motivo que levou a enfermagem a atingir sua maioridade. A SAE é legitimada como marco da prática da enfermagem.
NIGHTINGALE E O SURGIMENTO DA ENFERMAGEM
MODERNA
O nome de Nightingale ganhou importância na área da enfermagem a partir da sistematização de um campo de conhecimentos.
Em 2005, Alcântara e colaboradores enfatizam que o trabalho de Nightingale constituiu um marco para história da enfermagem moderna.
De maneira sistemática em 2002, para Geovanini e colaboradores, quando Nightingale é convidada pelo Ministro da Guerra