Sistema de Arquivos EXT
Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. Conforme cresce a capacidade dos discos e aumenta o volume de arquivos e acessos, esta tarefa torna-se mais e mais complicada, exigindo o uso de sistemas de arquivos cada vez mais complexos e robustos.
Sistema de Arquivo EXT 1 O Ext (extended file system) foi o primeiro sistema de arquivo criado especificamente para o Linux. para substituir o sistema de arquivos do MINIX (Minix FS) e resolver suas limitações. Seu desenvolvimento foi facilitado pela implantação do VFS (virtual file system). Como o linux foi desenvolvido pelo MINIX, era natural criar um sistema de arquivos compatível entre os dois. Da integração do MFS com o VFS originou-se EXT – extended file system. Essa implementação removia dois dos principais problemas do MINIX:
- Aumentava o tamanho máximo do sistema de arquivo de 64 mb para 2gb.
- Aumentava o tamanho do nome do arquivo de 30 para 255 caracteres.
- O problemas: desordenação e fragmentaçao do sistema.
Sistema de Arquivo EXT 2
O Ext2 (Second Extended file system) é um sistema de arquivos para dispositivos de blocos (disco rígido, disquete, pen drive). O ext 2 veio para sanar aos problemas de fragmentação e desempenho do ext, duas das suas melhorias foram: O aumento para 4tb o tamanho da partição e o uso de 3 timestamps nos arquivos (criação, modificação e acesso).
Caracteristicas do EXT2
- Suporte aos tipos de arquivos UNIX padrão: arquivos, diretórios, arquivos especiais de dispositivos e links simbolicos.
- 4 TB para o sistema de arquivo.
- Pode se estender o tamanho do nome de arquivos para no máximo 1024 caracteres.
- Reserva de 5% dos blocos para o ROOT.
- Pode se escolher o tamanho do bloco lógico na criação do sistema de arquivo.
Otimizações do