Particionamento de disco
Semana Técnica
Patos de Minas, 14 de Maio de 2012.
Guilherme da Silva Oliveira
Semana Técnica
Trabalho desenvolvido para a disciplina Sistema Operacional, sob orientação do Professor Eder Santana como conteúdo integrante da disciplina Manutenção do curso Técnico de Informática Noturno – ADVICE – Núcleo Integral de Formação e Pesquisa Técnico Profissional.
Patos de Minas, 14 de Maio de 2012.
Partição de Disco
Basicamente são três os principais tipos de particionamento sobre os quais devemos entender a fim de instalar um sistema operacional. Sistemas operacionais Windows em geral, utilizam os tipos fat16 ou fat32. Em suas versões mais atuais o tipo utilizado é o NTFS. Enquanto que no Linux tem-se instalado a partição EXT – extendida.
O que é uma partição
Uma partição é um espaço do disco que se destina a receber um sistema de arquivos – ou em um caso particular, outras partições. Em sistemas DOS/Windows, cada partição recebe uma letra de unidade (C:, D:, etc.). Em Linux o esquema é diferente, as partições são nomeadas da seguinte forma: nome do dispositivo + número da partição. Assim, a primeira partição do disco IDE (dev/hda) se chamará /dev/hda1, a segunda /dev/hda2 e assim por diante de forma que cada disco deve ter no mínimo uma e no máximo 16 partições.
Tipos de Partições
Em resumo, existem três tipos possíveis de partições: primária, extendida e lógica como segue abaixo: Partições Primárias Este tipo contém um sistema de arquivos. Em cada disco devem haver no mínimo uma e no máximo quatro partições primárias. Se existirem quatro partições, nenhuma outra partição poderá existir no disco. As partições primárias são nomeadas da seguinte forma: /dev/hda1 /dev/hda2 /dev/hda3 /dev/hda4
Sendo que uma desta deve estar marcada como