Particionamento do banco de dados
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
São Leopoldo - RS - Brazil
Abstract.
Resumo. Com o aumento da carga de dados nos bancos de dados e sua alta demanda de acesso é de extrema necessidade o acesso rápido e eficiente aos bancos de dados. Muitas das empresas dependem dessa agilidade para possuir uma maior taxa de transações e assim melhor atender seus clientes e fornecedores. Neste documento iremos apresentar os tipos de particionamento existentes, que são, particionamento de hardware, horizontal e vertical.
1. Particionamento de Hardware
Neste particionamento o banco de dados deve tirar o maior proveito da arquitetura disponível.
1.1 Multiprocessadores
Pode-se habilitar varias threads para fazer as operações, permitindo que consultas sejam executadas ao mesmo tempo. Uma única consulta também pode ser executada em vários processadores, onde cada tabela referenciada é digitalizada ao mesmo tempo em threads diferentes.
1.2 Dispositivos RAID
O termo RAID, é denominado Redundant Array of Independents Drives que significa "Conjunto redundante de disco independentes". É um meio de se criar um sistema de armazenamento composto por vários discos individuais. Basicamente são vários discos trabalhando simultaneamente, tanto para gravação como leitura. Assim, uma tabela gravada em vários discos, é digitalizada mais rapidamente, porque sào varios cabeçotes trabalhando ao mesmo tempo.
2. Particionamento Vertical
O particionamento vertical consiste em dividir uma grande tabela em tabelas menores, onde estas contém parte das colunas e dados da tabela original, conforme Figura 1.
Com este tipo de particionamento as consultas se tornam mais rápidas, pois digitalizam menos dados. Por exemplo, se o usuário necessita só 4 de 7 colunas, com esta divisão, 3 não precisam ser digitalizadas.
O particionamento deve ser usado com cautela, pois se as partições forem muito grandes ou há a necessidade de se fazer