Particionamento de Disco
Para complementar o artigo sobre instalação do Debian, vamos ver aqui um pouco sobre particionamento de discos. Esse artigo servirá não só para a instalação do Debian, mas para qualquer outro sistema operacional.
Quando você compra um HD, ele não vem preparado para receber dados. Para isso, ele precisa ser particionado. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é necessário particionar o disco apenas quando se deseja ter mais de uma unidade em um disco só. Mesmo que você queira apenas uma, é necessário criar uma partição. O que é uma partição
Uma partição é um espaço do disco que se destina a receber um sistema de arquivos – ou, em um caso particular que veremos adiante, outras partições.
Em sistemas DOS/Windows, cada partição recebe uma letra de unidade (C:, D:, etc). Em linux o esquema é diferente. As partições são nomeadas da seguinte forma: nome do dispositivo + número de partição.
Assim, a primeira partição do primeiro disco IDE (/dev/hda) se chamará /dev/hda1, a segunda /dev/hda2 e assim por diante.
Cada disco deve ter no mínimo uma e no máximo 16 partições.
Tipos de partições
Existem três tipos possíveis de partições: primária, estendida e lógica.
Partições primárias
Este tipo de partição contém um sistema de arquivos. Em um disco deve haver no mínimo uma e no máximo quatro partições primárias. Se existirem quatro partições primárias, nenhuma outra partição poderá existir neste disco. As partições primárias são nomeadas da seguinte forma:
1. /dev/hda1
2. /dev/hda2
3. /dev/hda3
4. /dev/hda4
Uma dessas partições deve estar marcada como ativa, ou seja, marcada como ‘bootável’ para que a BIOS possa iniciar a máquina por ela.
Partição estendida
Isso mesmo, no singular. Só pode haver uma partição estendida em cada disco. Uma partição estendida é um tipo especial de partição primária que não pode conter um sistema de arquivos. Ao invés disso, ela contém partições lógicas. Se existir