Macroeconomia
I. Como funciona uma economia baseada em escambo? Quais as limitações dessa prática econômica? Explique como o uso da moeda substitui a prática do escambo.
Uma economia baseada em escambo funciona- se a prática de se realizar uma troca comercial entre pessoas ou grupos sem o envolvimento de moeda ou objeto que se passe por esta, e sem equivalência de valor. O escambo tem a limitação de as trocas não serem iguais ou justas para ambas as partes. Outro fator é que nem sempre o produto ofertado desperta o interesse para troca. Por exemplo: pequenos agricultores que produzem para sua própria subsistência e o pequeno excedente são levados às feiras para trocas, porem, à medida que as trocas aumentam, surge uma necessidade de uma padronização maior, onde a moeda acaba sendo aceita por todos sendo assim a troca do escando pela moeda.
A moeda é considerada neutra em comparação ao escambo, pois quem se apropriar daquilo que é feito em larga escala por um grupo, não é necessário ter um bem atrativo para oferecer e sim ter a moeda que é aceitação geral. É até um pouco difícil de imaginar que um dia pessoas adquiriam produtos através do escambo, quando as pessoas queriam ou precisavam de algo que não tinham, através de trocas diretas.
II. Defina moeda e quase-moeda.
Moedas – É todo meio que serve para facilitar as trocas. Denominadas de células, moedas, cheques, cartões de créditos e débitos.
Quase Moeda – É o dinheiro de alta liquidez, ou seja, títulos públicos, poupança, investimentos, aplicações e outros do tipo que não são dinheiro e não podem ser usadas como meio de troca para todas as compras, mas podem ser convertidos em meio de pagamento muito rapidamente.
III. De que maneira um aumento no depósito compulsório influencia o sistema econômico?
O depósito compulsório é quando o Banco Central obriga os bancos a depositar parte dos recursos captados dos clientes numa conta do Banco central, seja a vista, a prazo ou por poupança. Ao aumentar