Sistema de aprendizagem adaptativa
As abordagens sobre organização que aprende enfatizam a capacidade que as empresas precisam ter de se adaptarem às, cada vez mais aceleradas, mudanças que ocorrem no mundo.
Segundo Senge, haveria cinco disciplinas fundamentais para a constituição de organizações capazes de 'aprender' generativa e adaptativamente:
raciocínio sistêmico, tem por objetivo tornar clara a visão de conjunto, onde possíveis melhorias da organização são identificadas;
domínio pessoal, esclarecimento e busca da realização das aspirações dos colaboradores;
modelos mentais, generalizações e imagens que influenciam a visão de mundo e os comportamentos pessoais;
objetivo comum, busca de cenários futuros que promoveriam o engajamento dos membros da organização;
aprendizado em grupo, capacidade de reconhecer os padrões de interação entre pessoas de um grupos que podem favorecer ou dificultar seu desempenho conjunto.
EXEMPLO - moodle
O sistema de gerenciamento de cursos online Moodle é uma das plataformas mais utilizadas no mundo para a construção de ambientes virtuais de aprendizagem. O Moodle é um projeto de software de fonte aberta (open source software), podendo ser baixado, utilizado e modificado gratuitamente.
No ambiente de aprendizagem do Moodle, os recursos podem ser compreendidos como conteúdos instrucionais estáticos tais como páginas de texto, arquivos disponíveis para download e páginas web. As atividades, por sua vez, podem ser classificadas como interativas ou sociais.
As atividades interativas representam oportunidades de interação com um tutor, com outros aprendizes ou mesmo com o próprio conteúdo instrucional. Tarefas (assignments), lições e questionários são alguns exemplos de atividades interativas.
As atividades sociais são aquelas que favorecem a