Sistema de apoio a decisão
Leonardo Coelho Vieira
SISTEMA DE APOIO A DECISÃO
Sistemas ERP no Brasil
Vila Velha
2013
O que é um Sistema ERP?
Sigla para Enterprise Resource Planning, o sistema ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar todos os dados e processos de uma empresa em um único sistema, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações necessárias para gerenciar um negócio
A História do ERP
No final da década de 50, iniciava-se os conceitos modernos de controles tecnológicos e gestão corporativa, paralelo ao já existente mainframes que executavam os primeiros sistemas de controles de estoque, atividade pioneira da interseção entre gestão e tecnologia, o custo para ter um sistema desses automatizado era caro e lento, mas que já agilizavam os processos internos.
No início da década de 70, a expansão econômica e a maior disseminação computacional geraram os MRPs (Material Requirement Planning ou planejamento das requisições de materiais), antecessores dos sistemas ERP. Eles surgiram já na forma de conjuntos de sistemas, também chamados de pacotes, que conversavam entre si e que possibilitavam o planejamento do uso dos insumos e a administração das mais diversas etapas dos processos produtivos.
Seguindo a linha evolutiva, a década de 80 marcou o início das redes de computadores ligadas a servidores – mais baratos e fáceis de usar que os mainframes – e a revolução nas atividades de gerenciamento de produção e logística. O MRP se transformou em MRP II (que significava Manufacturing Resource Planning ou planejamento dos recursos de manufatura), que agora também controlava outras atividades como mão-de-obra e maquinário. Na prática, o MRP II já poderia ser chamado de ERP pela abrangência de controles e gerenciamento.
A nomenclatura ERP ganharia muita força na década de 90, entre outras razões pela evolução das redes de comunicação entre computadores e a disseminação da arquitetura cliente/servidor