SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE RH E SUBSISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE RH
Saber buscar pessoas no mercado que tenham condições de ajudar a navegar pelas turbulências dessa nova era. Neste aspecto, o subsistema de desenvolvimento de recursos humanos constitui o principal meio de melhorar e acrescentar conhecimentos, habilidades e competências às pessoas e transformá-las em verdadeiros talentos capazes de formar o cérebro, a inteligência e o sistema da organização moderna.
Nesse contexto, contudo, a administração de recursos humanos (ARH) constitui uma área extremamente sensível a três aspectos organizacionais: a estrutura organizacional escolhida, a cultura organizacional dominante e o estilo de gestão adotado. Por isso, ela é contingencial e situacional. Depende do desenho organizacional adotado em função da estratégia global. Depende também da mentalidade que existe em cada organização. E depende do estilo de gestão que o presidente, diretores, gerentes e supervisores adotam. Além disso, depende também das características do contexto ambiental, do negócio da organização, de suas características internas, de seus processos básicos de um sem-número de outras variáveis importantes. A mudança em qualquer desses aspectos resultará quase sempre em alterações na maneira de lidar com as pessoas.
O mais importante, porém é que a ARH está também passando por grandes mudanças e inovações. Quando as palavras de ordem passaram a ser produtividade, qualidade e competitividade. Nessa nova realidade, as pessoas deixam de ser o problema das organizações para ser a solução de seus problemas. As pessoas deixam de ser o desafio tradicional para ser tornar a vantagem competitiva daquelas organizações que sabem como lidar com elas. As pessoas deixam de ser um mero recurso organizacional para se tornar o parceiro principal do negócio.
No mundo moderno, a empresa mais valiosa do mundo não é mais a maior empresa do mundo, como se poderia esperar pelo valor extraordinário de seus