Ficha Metodologia Cientifica
Iniciação cientifica: dificuldades de implementação da pesquisa nas universidades.
FICHA n. 01
P. 4-6
MAIA, Rosane Tolentino. A importância da disciplina de metodologia cientifica no desenvolvimento de produções acadêmicas de qualidade no nível superior. Revista Urutágua
- revista acadêmica multidisciplinar. N. 14 – dez 07/fev./ mar. 2008. ISSN 1519.6178.
Universidade Estadual de Maringá – UEM, 2007.
Iniciação cientifica
A iniciação cientifica caracteriza-se como instrumento de apoio teórico e metodológico a realização de um projeto de pesquisa e constitui um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade no aluno.
A situação atual do ensino médio encerra varias e complexas questões, como aspectos estruturais que ainda não foram resolvidos, a precariedade desse ensino público no Brasil.
Em recente pesquisa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), foi divulgado que apenas um por cento dos alunos brasileiros da terceira serio do ensino médio (ou seja, os que se preparam para ingressar na universidade) tem o domínio adequado do idioma Português.
Observa-se no pais uma perigosa desvalorização da cultura nascia, da erudição e do conhecimento.
Obras literárias importantes são resumidas a forma pobre e descaracterizada, em poucos parágrafos.
Já sem cultura básica, nossos jovens também não são estimulados a leitura dos jornais e revistas que também se constituem em fonte imprescindível de informação e formação.
Os estudantes sabem manipular com habilidade os microcomputadores, em casa, e, de forma crescente, também na nas escolas, públicas ou privadas, mas são incapazes de interpretar um texto de teor mais rebuscado.
A iniciação cientifica e um dever da instituição e não deve representar uma atividade eventual ou esporádica. Buarque(1994) destaca a que universidade tem um papel permanente: gerar saber de nível superior para viabilizar o funcionamento da sociedade.
Conclui dizendo que