Sistema de Acumuladores - Unidade BOP 1
INTRODUÇÃO
Os acumuladores consistem em um sistema de garrafas que armazenam fluido hidráulico sob pressão para ser utilizada no acionamento do BOP. Através do uso de gás nitrogênio (N2) comprimido, os acumuladores armazenam energia, melhoraram o tempo de resposta das funções do BOP e servem como fonte backup de força hidráulica, no caso de falha nas bombas.
Os dois tipos de garrafas acumuladoras mais utilizadas são: separadora
(diafragma flexível ou bexiga), que utiliza-se de um diafragma para realizar a separação gás/líquido e flutuante (pistão flutuante) que utiliza-se de um pistão para efetuar a separação gás/líquido.
As garrafas acumuladoras tipo separadoras consistem basicamente de uma garrafa de aço cromo-molibidênio, cilíndrica no corpo e semi-esférica nas extremidades, sem costura, solda ou junta, e uma bexiga de borracha.
A bexiga é totalmente fechada, em forma de pêra, flexível e feita com borracha sintética, formando uma capa impermeável para o gás. Ele é montada por meio de uma contra-porca na parte superior da garrafa.
A base da garrafa é fechada pelo conjunto que forma a tomada para óleo, que contém uma válvula normalmente mantida aberta por uma mola, permitindo que o fluido saia da garrafa, porém, evita que o bexiga seja estruturada através da tomada de fluido. V1
V1 = Volume de gás com pressão P1
V2 = Volume de gás com pressão P2
V = Volume total
N2
V2
V
Fluido utilizado ♣
Fluido não utilizado
Volume de Fluido Utilizado
A peça que constitui a tomada de fluido é montada na base da garrafa pela sua introdução total e fixação com um anel de borracha anti-extrusão. Esse tipo de construção é usada para conferir segurança, tornado impossível a desmontagem do acumulador se houver gás sob pressão na bexiga.
4
A grande vantagem desse tipo de acumulador é a separação positiva entre o gás e o fluido hidráulico, tornado o vazamento entre os dois praticamente impossível. Essa