Sistema de abastecimento por água da chuva
A água disponível no subsolo pode ser captada tanto de uma fonte de encosta, como em um fundo de vale ou poços.
Para captação em encostas é construída uma caixa de concreto tampada. Já o aproveitamento de fundo de vale é basicamente um sistema de drenagem ou poço raso, o sistema pode ser constituído por drenos de pedra, bambu, drenagem ou outro material disponível regionalmente.
Poços são nada mais que uma abertura no solo com o objetivo de captar a água presente no subsolo, sendo que esses podem ser tanto rasos como profundos. Apesar de ser a regra algumas cidades são abastecidas por poços profundos.
Os poços rasos são encontrados como aqueles que captam água que esta presente no lençol freático, ou seja, acima da primeira camada impermeável e como o próprio nome indica possuem pouca profundidade. Esse tipo de poço exige um cuidado especial com infiltração de águas contaminadas.
Para vermos se é compensativo fazer um sistema de abastecimento por água de chuva, escolhemos a casa de um integrante do grupo para realizarmos o teste. Escolhemos a residência do Raí, que é uma residência onde moram 3 pessoas e possui 112m² na cidade de Arcos MG. O consumo de água de um uso não nobre um QPC de 220l/hab e que Arcos tem um índice pluviométrico anual de 1272mm. O sistema é viável? Qual seria o tamanho do reservatório necessário?
Como área de captação temos o telhado de 112m², no entanto apenas 80% pode ser captado.
Logo:
112m² . 0,8=89,6m²
89,6m² . 1,272m/ano=113,97m³/ano
Demanda:
Qmed=Pop . QPC . o,365(m³/ano)
Qmed=3 . 220 . 0,365
Qmed= 160,6m³/ano
Como temos disponível para captar 113,97m³ é possível atender a demanda, sendo necessário um reservatório de no mínimo 160,6m³.