Caracter sticas biol gicas das guas
Algas
Protozoários
Doenças
associadas
INTRODUÇÃO
Entre as impurezas nas águas incluem-se os organismos presentes que, conforme sua natureza tem grande significado para os sistemas de abastecimento de água.
Alguns desses organismos, como certas bactérias, vírus e protozoários, são patogênicos, podendo provocar doenças e ser a causa de epidemias.
Outros organismos, como algumas algas, são responsáveis pela ocorrência de sabor e odor desagradáveis, cor e turbidez ou por distúrbios em filtros e outras partes do sistema de abastecimento.
Protozoários e algas são grandes divisões dos protistas, que são os maiores componentes dos plânctons.
Os protozoários possuem comportamento similar a animais, enquanto as algas são consideradas semelhantes a plantas.
Todos os protistas possuem núcleo verdadeiro e requerem alguma forma de umidade para sobreviver. Apesar de compartilharem algumas características, os protozoários e as algas não são relacionados.
ALGAS
possuem clorofila e são capazes de produzir seu próprio alimento através do processo de fotossíntese.
Dentro dos oceanos, elas estão espalhadas por grande parte de nosso planeta. Elas também se encontram em água doce e, inclusive, fora da água. Entretanto, quase todas as algas são marinhas.
As algas que se desenvolvem em água poluída, geralmente são tóxicas e se multiplicam muito rapidamente. Este processo provoca um aumento exagerado em seu número e, conseqüentemente, um sério desequilíbrio no ecossistema.
PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS POR ALGAS
Distúrbios gastrointestinais, respiratórios, neurológicos e alergias;
Rinite;
Conjuntivite;
Dermatites;
Diarreia, náuseas e vômitos;
Cólicas abdominais e febre;
Hepatite com anorexia;
PROTOZOÁRIOS
são seres unicelulares, eucariontes e heterótrofos.
Podem ter entre 2 e 1000 µm, sendo algumas espécies “grandes” o suficiente para serem vistas a olho nu. Podem ser de vida livre,