Sistema da informação
A Análise da Cadeia de Valor é o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização desde sua relação com os fornecedores e ciclos de produção e de vendas até sua fase de distribuição. Ela busca enxergar a empresa como um conjunto de atividades inter-relacionadas que busca agregar valor específico ao cliente, apontando o modo como uma empresa pode determinar uma estratégia de custos a fim de se tornar mais competitiva, pois ela permite compreender e agir sobre a estrutura patrimonial, econômica, financeira e operacional das suas principais atividades, processos e entidades. A Análise da Cadeia de Valor detecta ameaças, identifica estágios fortes e fracos de cada produto, detecta oportunidades de diferenciação, identifica os principais determinantes de custos e verifica as oportunidades de redução de custos através de seus três processos:
1. Análise de Atividade é a atividade primária, de apoio, onde é realizada a análise das atividades de recepção, armazenamento e distribuição dos inputs aos produtos que é a Logística interna. Atividades relacionadas com a transformação das matérias-primas em componentes ao processo de produção que são as Operações. Atividades relacionadas com a comercialização e a promoção do produto que são as Vendas e o marketing. Atividades relacionadas com o serviço de pós-venda que agregam valor ao produto que são os Serviços. E por fim, as atividades relacionadas com o recolhimento, armazenamento e distribuição física do produto aos clientes que é a Logística externa.
2. Análise de Valor são as atividades de suporte, que apoiam direta ou indiretamente a execução das atividades primárias. Atividades relacionadas com a gestão global e a gestão da rede de relacionamentos da organização (planejamento, administração, gestão da qualidade, contabilidade e finanças) que é a Administração e Gestão. Atividades relacionadas com a aquisição de matérias-primas e outros inputs que são os Suprimentos. Atividades