sistema corporais
MANUAL
DLM
Terapia Estética II
História da Drenagem Linfática
1647, Jean Pecquet, médico anatomista francês, descobriu o ducto torácico e a Cisterna do Quilo.
1654, o anatomista dinamarquês Thomas Bartholin descobre o sistema linfático.
1892, as manobras de Drenagem Linfática foram realizadas, com os conhecimentos da época sobre o sistema linfático, pelo estudioso Winiwarter.
História da Drenagem Linfática
1894, Ernst-Henry Starling, médico inglês, teorizou a filtração e a reabsorção no sistema linfático.
1932, Emil Vodder, fisioterapeuta e biólogo dinamarquês, descobriu a técnica e apresentou em 1936 numa conferência internacional de saúde em Paris, sendo ela aprimorada mais tarde, por um professor da Universidade de Bruxelas, Dr. Leduc
História da Drenagem Linfática
Albert Leduc tornou a terapia pela DLM mais eficaz por baseá-la em conhecimentos anatômicos e fisiológicos comprovados, e em resultados de pesquisas .
John e Judith Casley Smith acrescentaram o uso das gbenzopironas (estimulam a atividade macrofágica, com ótimos resultados nos edemas de alto teor protéico) e as acrescentaram à DLM e aos exercícios miolinfocinéticos.
1999 – José e Fátima Godoy (São José do Rio Preto) adotam os roletes como técnica alternativa de drenagem e contestam os movimentos circulares.
ETIMOLOGIA
DRENAGEM palavra de origem inglesa.
Drenar está ligada à hidrologia.
Consiste em liberar uma região pantanosa do seu excesso de água, através de canais que se conectam a um maior, o qual encaminha para um poço ou rio.
O que é Drenagem Linfática Manual
A Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma técnica especial de massagem, cujo objetivo principal é direcionar e aumentar o fluxo linfático, promovendo assim, uma remoção mais rápida do líquido intersticial. Diferencia-se por não produzir vasodilatação arteriolar superficial
(hiperemia) e por utilizar pressões manuais suaves em torno de
40mmHg e