relatorio sistema corporais
PERMEABILIDADE DA MEMBRANA PLASMÁTICA
Sistemas Corporais
Porto Alegre
2014
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir apresenta os resultados de duas praticas realizadas no laboratório da faculdade. Os objetivos dessas praticas eram eles: analisar os principais constituintes da membrana plasmática, bem como sua estrutura e organização; Identificar quais são os efeitos de alguns solventes orgânicos sobre a permeabilidade das membranas celulares, relacionando os efeitos à sua composição química; Avaliar o efeito do calor sobre a estrutura das membranas e sua seletividade.
RELATORIO
Primeira prática
ANÁLISE DO EFEITO DE SOLVENTES ORGANICOS SOBRE A PERMEABILIDADE DA MEMBRANA DE CELULAR VEGETAIS
Inicialmente separamos dois tubos de ensaio e os enumeramos como “1” e “2”, logo em seguida adicionamos no tubo “1” 5ml de agua destilada e um pequeno cubo de beterraba e no tubo “2” acrescentamos 5ml de acetona 50% e também um cubo pequeno de beterraba.
- Qual o resultado observado em cada tubo? Eu observei que no tubo 1 a agua ficou levemente avermelhada, porem no tubo 2 ficou visivelmente mais pigmentado.
- Com base nos seus conhecimentos sobre a estrutura e composição das membranas biológicas, explique as diferenças observadas entre os dois tubos. O liquido ficou pouco corado no tubo 1 porque a agua não altera na permeabilidade da membrana. No tubo 2 observamos o vermelho bem evidente porque a acetona lesou a membrana fazendo assim liberar o pigmento betacianina.
Segunda pratica Na segunda pratica enumeramos 3 turbos e adicionamos 2ml de suspenção de levedo em cada um e fizemos mais as seguintes adições: no tubo “1” colocamos 3ml de agua, e no tubo “2” e “3” foram colocados 3ml de vermelho congo (0,2%) e exclusivamente o tubo “3” levamos a