Relatório de Sistemas Corporais - Experiência da Beterraba
Membrana plasmática, estrutura e função:
A membrana plasmática faz parte da composição de uma célula, que é formada por núcleo, citoplasma e membrana. A membrana tem como principal função, revestir, proteger e selecionar quais substâncias que vão entrar e sair da célula, ela serve como uma barreira para evitar a perda ou a mistura de componetes celulares com o meio circundante. Para que as células cresçam e sobrevivam é preciso que nutrientes atravessem a membrana de fora para dentro, assim como resíduos precisam ser eliminados, para facilitar essas trocas a membrana possui canais altamente seletivos que permitem essa função. A membrana acompanha o crescimento e mudança de formato da célula, ela pode deformar-se sem se romper, mesmo que perfurada ela não rompe, ela se refaz e rapidamente sela o local da perfuração.
Mesmo a bactéria mais simples possui uma única membrana, células eucarióticas, porém, contêm membranas internas que delimitam compartimentos intracelulares formando várias organelas. Essas membranas internas são construídas com o mesmo princípio da membrana plasmática e servem como barreiras altamente seletivas, cada organela possui sua responsabilidade e característica. A maior parte da membrana é composta por lipídeos e proteínas, ela é tão fina e transparente que não pode ser vista por um microscópio óptico. Os componentes lipídicos estão distribuidos em duas camadas justapostas formando a bicamada lipídica, que funciona como uma barreira permeável à maioria das moléculas solúveis em água. Cada lipídeo possui uma cabeça hidrofílica (gosta de água) e uma ou duas caldas hidrofóbicas (têm medo de água), os lipídeos mais abundantes nas membranas celulares são os fosfolipídeos.
Há dois tipos de substância que atravessam a membrana plasmática: as hidrossolúveis e as lipossolúveis. As substâncias hidrossolúveis chegam ao interior das células somente após atravessarem os poros contidos nas proteínas transportadoras, as lipossolúveis