Introdu o MODELO
Para que os alunos se tornem participativos, a escola deve criar situações que explorem as possibilidades, potencialidades, competências e habilidades existentes em cada um dos discentes.
É preciso investir nos alunos, levando-os a compreender o mundo a sua volta. Pelo prazer é possível buscar o entendimento dos alunos, despertar habilidades para gerar autonomia e competências em suas ações.
Com esse propósito, o projeto Zooterapia viabiliza a construção de um campo de possibilidades ricas e diversificadas de interação entre as crianças e o animal que será trabalhado, proporcionando um planejamento participativo, responsável, marcado pelo diálogo e alegria em aprender.
É importante garantir que a curiosidade das crianças seja explorada para a construção de conhecimentos, criando momentos em que possam expressar suas opiniões, levantar e checar hipóteses, a fim de estabelecer relações entre o animal e o ambiente, promovendo o momento de interação entre as mesmas e estabelecendo relações de conhecimento entre o que a criança já sabia e o que ela adquirirá.
Os usos da Zooterapia são os mais variados, desde os mais básicos como o tratamento do estresse, depressão, alergias e controle de hiperatividade, até problemas motores e socialização de pessoas afastadas do convívio social.
Passo 01:
Visualizar e apresentar o perfil da turma, suas características gerais tanto emrelação ao comportamento quanto à aprendizagem.
Nome da escola (fictício): Escola Municipal Getúlio Vargas
Ano ou série: 1º ano
Número de alunos: 20 Meninas: 12 Meninos: 8
Descrição perfil da turma: É uma turma composta de 20 alunos, sendo 12 meninas / 8 meninos. De modo geral a turma é muito entrosada. Tem bom relacionamento uns com os outros; as crianças se comprazem em auxiliar os amigos e realizar atividades em grupo.
É um grupo heterogêneo. Nessa turma não há casos de inclusão social. As crianças são, quase na totalidade, agitadas, mas também existem alguns casos de alunos com dificuldade