Sistema circulatório
Mamíferos
O cérebro controla a temperatura corporal e o sistema circulatório, incluindo o coração (com quatro câmaras).
Sistema cardiovascular
O coração dos mamíferos difere dos demais amniotas ectotérmicos por possuir um septo ventricular completo e somente um arco sistêmico, embora o arco duplo original seja aparente durante o desenvolvimento. Uma condição similar é observada nas aves, mas ela claramente surgiu convergentemente nos dois grupos, pois é o arco sistêmico esquerdo que é retido (como a aorta única) nos mamíferos, e o arco direito nas aves.
Os monotremados retêm um pequeno sino venoso como uma câmara distinta, os térios incorporaram esta estrutura ao átrio direito, como o nodo sinoatrial, o qual age como o marca-passo do coração.
Os mamíferos também diferem dos demais vertebrados quanto à forma de seus eritrócitos (glóbulos vermelhos ou hemácias), os quais não possuem núcleos na condição madura.
Sistema respiratório
Os mamíferos apresentam pulmões grandes e com lobos, de aparência esponjosa devida à presença de um sistema de ramificações delicadas dos bronquíolos em cada pulmão, terminando em câmaras fechadas de paredes finas (os pontos de trocas gasosas), chamadas de alvéolos.
A presença de uma estrutura muscular, o diafragma, exclusiva dos mamíferos, divide a cavidade peritoneal da cavidade pleural, além de auxiliar as costelas na inspiração.
http://www.slideshare.net/davidjpereira/relatorio-do-coraao-de-porco
Conclui que havia quatro cavidades, as cavidades do lado direito não comunicam com as cavidades do lado esquerdo por causa do septo, e que as cavidades superiores comunicam com as cavidades inferiores. Aprendi também que existe diferença entre a espessura da parede das cavidades superiores e das cavidades inferiores o que as diferenciação os ventrículos, mas que não existe diferença entre a espessura da cavidade inferior direita da cavidade inferiores quer da porque a cavidade