Sistema circulatório
Funcionamento:
Em anatomia e fisiologia, o sistema circulatório é percorrido pelo sangue através das artérias, dos capilares e das veias. Este trajeto começa e termina no coração. O aparelho circulatório é responsável pelo fornecimento de oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios aos tecidos; além disso, também exerce a função de transportar os produtos finais do metabolismo (excretas como CO2 e uréia) até os órgãos responsáveis por sua eliminação.
A circulação inicia-se no princípio da vida fetal. Calcula-se que uma porção determinada de sangue complete seu trajeto em um período aproximado de um minuto. No sistema cardiovascular distinguem-se diversos órgãos com funções especícifcas:
• Coração - situado na cavidade toráccia, entre os dois pulmões, é o órgão motor da circulação do sangue.
• Vasos sanguíneos – sistema complexo de canais por onde circula o sangue.
Os fluidos circulatórios: sangue e linfa
A parte líquida do sangue e da linfa são os os principais componentes do líquido que constitui o meio interno, este é formado por água, saia minerais e substâncias orgânicas.
O sangue
• O sangue é um líquido que percorre todo o sistema circulatório, cumprindo algumas funções, desde o transporte de substâncias à protecção do organismo.
• O sangue é um tecido conjuntivo complexo cujas células estão suspensas num líquido, o plasma.
Este constitui 55% do volume sanguíneo. É composto por 90% de água, sendo o resto constituído por sais minerais, glícidos, lípidos, proteínas, vitaminas e hormonas – as proteínas plasmáticas “fibrogénios” são as mais abundantes.
• As células do sangue compreendem os eritócitos (ou glóbulos vermelhos ou hemácias), os leucócitos (ou glóbulos brancos) e os trombócitos (ou plaquetas).
• No geral, o sangue tem de assegurar a protecção do organismo contra agressores e contra hemorregias, tem de transportar gases, nutrientes, hormonas, excreções e outros pelos plasma e pelas