O mercado e a gestão de pessoas na atualidade
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido com o título “ O mercado e a gestão de pessoas na atualidade”, com base nos livros do curso Gestão de Recursos Humanos que são: Teorias da administração, Análise econômica e social, Relações interpessoal e Tecnologia e desenvolvimento humano, nesse estudo foi visto que as organizações precisam se destacar para se tornarem competitivas no mercado, pois a gestão de pessoas é um desafio para as organizações que tem como finalidade atender as necessidades que a sociedade demanda, destacando assim a influência que as mudanças e exigências de mercado exercem sobre as empresas e como elas lidam com as questões.
O MERCADO E A GESTÃO DE PESSOAS NA ATUALIDADE Estamos em pleno século XXI, onde vivenciamos descobertas e mudanças constantes. A gestão de pessoas é um desafio para as organizações que tem como finalidade atender as necessidades que a sociedade demanda. Na era industrial as empresas trabalhavam em benefício próprio e seus funcionários trabalhavam no que era mais produtivo para a empresa ou seja o sistema utilizado era o Just – in – case: produzir estoques a vontade.
A medida que as organizações crescem precisam ser administradas, visto que as organizações são formadas por pessoas e para pessoas – Recursos Humanos. Com o passar dos anos veio a era industrial onde se estudava tempos e movimentos, na era industrial existiam pessoas que eram classificadas como a mão – de- obra, Fontes do poder – A hierarquia, era valorizado o indivíduo com capacidade criativa, Disputa de poder – lutas de classe – devido ao conformismo existia a luta de classes quando o indivíduo ñ tinha vontade do crescimento o que era valorizado era a mão – de- obra. Já na era do conhecimento as pessoas eram tidas como o investimento/capital - tarefas que os homens não querem mas fazer, fontes de poder – conhecimento –