Pedagogia
Utilize as cinco forças de Michael Porter para explicar detalhadamente o setor educacional no Brasil. Baseie seu trabalho na apostila e na literatura sobre as cinco forças de Porter.
Análise do setor de ensino superior privado no Brasil
Resumo
O setor de ensino superior no Brasil passou por grandes mudanças considerando os últimos 20 anos. Houve grande aumento do número de alunos matriculados, especialmente na rede privada. Nesse período, muitas novas Instituições de Ensino Superior surgiram, o governo federal aprimorou seu sistema de avaliação e alguns dos participantes do mercado profissionalizaram sua gestão, até mesmo abrindo capital na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e realizando aquisições e novos investimentos por todo o País.
Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar o mercado brasileiro de ensino superior privado em nível de graduação, a partir de uma visão de sua evolução recente e da caracterização do ambiente competitivo atual, identificando seus segmentos de clientes, as características principais dos concorrentes, tendências de mercado, oportunidades e ameaças.
Poder de barganha dos fornecedores
Segundo Porter (1986), os fornecedores podem exercer poder de negociação sobre os participantes de um setor ameaçando elevar preços ou reduzir a qualidade dos bens e serviços fornecidos, destruindo valor de um setor que não seja capaz de repassar seus custos para os preços. Um fornecedor é forte se tem as seguintes características: * Poucas companhias fornecem o insumo; * Não há produtos substitutos disponíveis; * Existe ameaça de integração para cima (a jusante); * Não existe ameaça de integração para baixo por parte do setor; * A contribuição do insumo para a qualidade do produto final é importante, colaborando para o sucesso do produto no mercado; * O setor não é um cliente importante para esse fornecedor, não significa uma parcela importante das vendas; e * Os produtos dos