Separação de misturas
Separação de Misturas
Destilação Simples e Fracionada
Emanuele Magno S de Oliveira
Joudmarcio A. dos Santos
Patrick Ernandes Sandes
Pedro Roberto Silva Dias
Relatório Científico para Disciplina Laboratório de Química Geral
Professora Cláudia Disciplina 108133 turma E03
Aracaju - Se, 02 de maio de 2012. 1. Objetivo
Separar componentes de uma mistura homogênea formada por dois líquidos a partir dos processos estudados de destilação.
2. Introdução
Numa mistura homogênea de dois ou mais líquidos, ou um sólido diluído em um líquido, uma forma de separar os componentes é através da definição de alguma propriedade química ou física dos mesmos aplicando métodos que atuem de forma diferente em cada componente. A destilação no nosso caso faz com possamos separar o líquido componente que seja mais volátil, ou seja, que possua seu ponto de ebulição mais baixo, evaporando-se mais rápido e separando-o dos demais. Ao atingir o seu ponto de ebulição ele é conduzido e refrigerado a temperatura ambiente para se tornar líquido novamente em outro recipiente.
Dois dos principais métodos de destilação nós vamos estudar agora:
Destilação simples - Separa um sólido e um líquido de uma mistura homogênea. Ela consiste em separar o líquido em forma de vapor e esse vapor depois é condensado através de um aparelho chamado condensador.
Destilação fracionada – Separa dois líquidos com diferença de ponto de ebulição menor que 80° C. Um aparelho mais sofisticado onde é criada uma região de equilíbrio térmico a fim de fazer com que só o líquido mais volátil passe, com uma mínima diferença o menos volátil volta ao recipiente e o mais volátil atravessa a coluna de fracionamento, uma espécie de serpentina chamada coluna de Vigreux. Processo muito usado na fabricação de bebidas e também nas indústrias de derivados e refinaria de petróleo e outros combustíveis.
3. Materiais e Métodos
Para esse experimento foram usados: * 01 Manta