Sistema circulatório
1. Localização e Revestimentos do Coração
1.1 Localização
O coração está localizado entre os dois pulmões, no mediastino (cavidade torácica), com aproximadamente dois terços de sua massa situando-se à esquerda da linha mediana do corpo. O coração de cada pessoa tem o tamanho aproximado de sua mão fechada. A extremidade pontuada, o ápice do coração, é formada pela ponta do ventrículo esquerdo, uma câmara inferior do coração, e repousa no diafragma. A base do coração é formada pelos átrios (câmaras superiores do coração), principalmente pelo átrio esquerdo. Os principais vasos sanguíneos entram na base do coração e dela saem.
1.2 Revestimentos do coração
A membrana que circunda e protege o coração, mantendo-o em seu local, é o pericárdio, que consiste em duas partes: o pericárdio fibroso e o pericárdio seroso. O pericárdio fibroso, externo, é um tecido conjuntivo denso não-modelado, resistente e não-elástico, que impede a distensão excessiva do coração, proporciona-lhe proteção e ancora-o em seu local, no mediastino. O pericárdio seroso, interno, é uma membrana delgada, mais delicada, que forma uma bicamada em torno do coração. A lâmina parietal, mais externa do pericárdio seroso, está fusionada ao pericárdio fibroso, enquanto a lâmina visceral, mais interna do pericárdio seroso, também chamada de epicárdio, adere fortemente à superfície do coração. Entre as lâminas, parietal e visceral do pericárdio seroso, existe um fino filme de fluido. Esse fluido, conhecido como fluido pericárdico, reduz a fricção entre as lâminas quando o coração se move. O espaço que contém o fluido pericárdico é a cavidade do pericárdio.
2. Parede do coração
A parede do coração é composta por três camadas: o epicárdio (camada externa), o miocárdio (camada média) e o endocárdio (camada interna). O epicárdio, que é também conhecido como a lâmina visceral do pericárdio seroso, é a lâmina externa, delgada e transparente, da parede. É