sistema circulatorio
CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA
DISCIPLINA: CORPO ANIMAL I.
ANGIOLOGIA I
1. INTRODUÇÃO
Os sistemas vasculares, sanguíneo e linfático, estão reunidos sob um único título, Angiologia, na terminologia oficial. O significado exato de angiologia é o estudo dos vasos, mas sua extensão é convenientemente ampliada para incluir o coração, os órgãos hematocitopoiéticos, os vários órgãos linfáticos, além dos diversos vasos. O aparelho cardiovascular, portanto, está assim dividido:
Sistema circulatório sanguíneo → coração e vasos sanguíneos (artérias, capilares e veias).
Sistema circulatório linfático → órgãos linfóides (linfonodos, tonsilas) e vasos (capilares linfáticos, vasos linfáticos e troncos linfáticos).
Órgãos hematocitopoiéticos → órgãos linfóides (baço, timo) e medula óssea.
2. SISTEMA CIRCULATÓRIO SANGUÍNEO
Este sistema compreende um órgão central, o coração, e os vasos (artérias, capilares e veias), por onde circula um dos humores existentes no corpo, o sangue. Nota-se a necessidade de um sistema circulatório sanguíneo ao se observar a ontogenia. Enquanto o embrião é formado apenas por um agregado de células ele pode nutrir-se por embebição. À medida que cresce em tamanho, aumenta também suas necessidades, até que chega ao ponto em que não mais consegue nutrir-se por difusão, aparecendo então o sistema circulatório, que é o primeiro sistema orgânico a funcionar. No embrião humano, a circulação do sangue inicia-se provavelmente ao final da quinta semana após a fecundação e a forma externa do coração é estabelecida mais ou menos durante o segundo mês de gestação. As funções da circulação sanguínea juntamente com o sistema vascular incluem:
Transporte de nutrientes para as células e os tecidos corporais.
Remoção de metabólitos, e transporte destes para os órgãos responsáveis pela sua excreção, como por exemplo, os rins, intestinos, pulmões e pele.
Regulação do metabolismo hidroeletrolítico, mantendo o