Sistema Cardiaco
Embriologia do Coração
O sistema cardiovascular é o primeiro dos grandes sistemas a funcionar no embrião. O coração começa a funcionar no início da quarta semana de gestação.
20 dias após a fecundação – O coração consiste em dois tubos paralelos;
22 dias após a fecundação – Os dois tubos paralelos fundiram-se, formando um tubo único. Este tubo encurva-se à medida que se alonga ( as setas azuis sugerem a direção da curvatura) dentro do espaço limitado do pericárdio.
31 dias após a fecundação - O septo inter-auricular e o septo interventricular crescem no sentido do centro do coração.
35 dias após a fecundação – O septo interventricular está quase completo. Quando o septo secundário se começa a formar abre-se um orifício no septo primitivo.
Situação embrionária final do septo inter-auricular: O sangue pode circular da aurícula direita para a aurícula esquerda através do foramen ovale. Após o nascimento, quando o sangue começa a fluir na direção contrária, o lado esquerdo do septo inter-auricular é forçado contra o lado direito, encerrando o foramen ovale.
Funções do coração
Gerar a pressão sanguínea;
Dirigir a circulação sanguínea;
Assegurar o fluxo unidireccional;
Regular o aporte de sangue.
Dimensões, Forma e Localização do Coração O coração está localizado na cavidade torácica, entre os pulmões. O coração, traqueia, esófago e as estruturas que lhes estão associadas formam uma zona mediana, denominada mediastino. O coração assenta obliquamente no mediastino, tendo a base dirigida para trás e ligeiramente para cima e o vértice dirigido para a frente e para baixo.
Anatomia do coração
Pericárdio
O pericárdio, ou saco pericárdico, é um saco fechado que envolve o coração, constituído por dois folhetos: uma resistente camada externa de tecido conjuntivo fibroso, o pericárdio fibroso, e uma fina e transparente camada interna de epitélio pavimentoso, o pericárdio seroso.
O pericárdio