Sistema Cardíaco
Apesar de toda a sua potência, o coração, em forma de cone, é relativamente pequeno, aproximadamente do tamanho do punho fechado.
O coração fica apoiado sobre o diafragma, perto da linha média da cavidade torácica.
Externamente o coração possui 4 camadas.
Pericárdio: a membrana que reveste e protege o coração;
Epicárdio: a camada externa do coração é uma delgada lâmina de tecido seroso.
Miocárdio: é a camada média e a mais espessa do coração, nela está o músculo que permite que o coração se contraia e, portanto, impulsione sangue, ou o force para o interior dos vasos sangüíneos.
Endocárdio: é a camada mais interna do coração.
Configuração Interna: O coração possui quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Os átrios (as cavidades superiores) recebem sangue; os ventrículos (cavidades inferiores) bombeiam o sangue para fora do coração. O sangue passa dos átrios para os ventrículos através de válvulas.
O átrio direito forma a borda direita do coração e recebe sangue rico em dióxido de carbono (venoso) de três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário. A veia cava superior, recolhe sangue da cabeça e parte superior do corpo, já a inferior recebe sangue das partes mais inferiores do corpo (abdômen e membros inferiores) e o seio coronário recebe o sangue que nutriu o miocárdio e leva o sangue ao átrio direito.
O Sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito através da válvula tricúspide.
O átrio esquerdo recebe sangue rico em oxigênio por meio de 4 veias pulmonares.
O Ventrículo direito é a cavidade do coração responsável pelo bombeamento do sangue na circulação pulmonar. Recebe o sangue venoso do átrio direito. Deságua no tronco da artéria pulmonar, de quem é separado pela válvula pulmonar.
Ele devolve o sangue pobre em oxigênio para o pulmão.
O Ventrículo esquerdo forma o ápice do coração. O sangue passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo pela válvula bicúspide. Do ventrículo esquerdo