Sistema Carcerário
Atualmente o Brasil possui aproximadamente mais de 550 mil pessoas presas, estando atrás apenas do EUA,China e Rússia.
O sistema carcerário é um pequeno Carandiru, querendo ou não essas prisões é uma tortura, abrigam mais da metade que as celas podem ocupar.
É um desrespeito com o ser humano ter que sair da prisão para receber tratamentos médicos, porque possui uma má administração e também não possuem as mínimas condições para a devida assistência médica. 1,3 dos detentos são possuidor do HIV, entre outras também a tuberculose, hepatite, dermatoses. Na maioria das vezes essas doença são transmitida para os familiares, e por visitas intima.
Um dos modos de diminuir os presos seriam uma ocupação ou trabalho, assim poderá diminuir a pena e os detentos estava ali tentando reconstruir sua vida novamente. Tem até um ditado que diz “cabeça vazia e mãos desocupadas são oficina do diabo”.
Se a justiça no Brasil realmente fizesse valer, a certeza que teríamos que não haveria esse tanto de pessoas presas, se a justiça fizesse valer, não prendesse um ladrão de galinha ou um ladrão que rouba um pão e margina pra saciar a fome, uns por engano que chega a passar 20 anos na cadeia sem ser condenado, está ali sendo humilhado, com risco de pegar varias doença, perder a família, sofrendo preconceito, se não demorasse tanto fazer um julgamento, realmente não estaria nessa crítica situação.
Por fim a crise carcerária só poderá ser resolvida quando a sociedade realmente abrir os olhos, quando os políticos tiverem vontade de solucionar o problema. Para tanto é preciso que acabe de uma vez por todas com os preconceitos em relação ao preso e ao ex- presidiário.