sistema Abo
01. A base para a transmissão da herança genética encontra-se na meiose. Disserte sobre essa afirmação e explique a lei da pureza dos gametas enunciada por Mendel.
02. Dois casais suspeitavam da troca de seus bebês no berçário da maternidade. Os casais e os bebês foram submetidos à tipagem do sangue quanto ao sistema ABO, sendo os resultados obtidos mostrados na tabela a seguir. Analisando-os, podem-se identificar os pais de cada bebê.
a) Com base no tipo sanguíneo, identifique os pais dos bebês nº 1 e 2. Justifique.
R=O bebê nº 1 e filho do casal Y, se os pais forem heterozigotos o bebe herdou o alelo i da mãe e i do pai.O bebê nº 2 e filho do casal X, herdou o alelo I A de sua mãe e do seu pai um alelo i.
b) Calcule a probabilidade, em porcentagem, de que um futuro irmão do bebê número 2 ser do sexo masculino e tenha tipo sanguíneo diferente do dele.
R=A probabilidade de ter filho que não seja do grupo A é ¾ e que esse filho seja do sexo masculino é ½.Sendo assim, a probabilidade total será de ¾ x ½ = 3/8 ou 37,5%.
03. No ambulatório de uma pequena cidade do interior, estava Maria, que precisava urgentemente de transfusão sanguínea, mas não se sabia o seu grupo sanguíneo. Como faltavam antissoros para a determinação dos grupos sanguíneos do sistema ABO, doutor José, que é do grupo A, usou de outro recurso: retirou um pouco de seu próprio sangue, do qual separou o soro, fazendo a mesma coisa com o sangue de Maria. O teste subsequente revelou que o soro do doutor José provocava aglutinação das hemácias de Maria, mas o soro de Maria não era capaz de aglutinar as hemácias do doutor José. Com base nesses resultados, doutor José pôde determinar o grupo sanguíneo de Maria. Explique como isso foi possível.
O doutor José tem o sangue do tipo A, seu soro contém aglutininas anti-B, que aglutinam as hemácias de Maria, o que monstra a presença de aglutinogênio B. sendo assim que o soro de Maria não possui aglutininas anti-B. Sabe-se que o soro de Maria é incapaz