Sistema aberto e sistema fechado
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo abordar assuntos sobre o Comportamento Organizacional, bem como o efeito que a inovação pode causar para as pequenas e grandes empresas e as diversas formas de motivação. Tendo como desenvolvimento o conceito baseado em citações de outros autores, abordaremos ainda a analise das velocidades e os efeitos das mudanças nas organizações através de uma pesquisa de campo, como se dá o trabalho em equipe e por ultimo os conceitos de concepção e comunicação e suas relações com a arte de administrar.
CAPÍTULO 1
1. Definição de comportamento organizacional
Comportamento Organizacional é a área científica que estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações. Em síntese, podemos concluir que a finalidade do Comportamento Organizacional é contribuir para a saúde organizacional, sendo esta perspectivada como um conceito multifacetado, que deve ser operacionalizado através de indicadores de bem-estar relevantes para os vários stakeholders da organização.
2. John A. Wagner III- John R. Hollenbeck
“Comportamento Organizacional são estudos voltados para prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano nas empresas. Enfocando nos comportamentos observáveis, lidando com ações internas; pensar, perceber e decidir, acompanhando ações externas. Analisa o comportamento das unidades sociais maiores.
Sua origem no final dos anos 40, quando pesquisadores de psicologia, sociologia, ciência, política, economia e de outras ciências sociais procuraram desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais. Dividiu-se em três áreas, cada uma com suas próprias bases nas ciências sociais: MICROORGANIZACIONAL- derivada da psicologia e da pesquisa comportamental;
MEOORGANIZACIONAL- derivada da psicologia social e da sociologia interacionista;