Atps matemática financeira
De uma forma simplificada,podemos dizer que a Matemática Financeira, é o ramo da Matemática Aplicada que estuda o comportamento do dinheiro no tempo pois,buscando quantificar as transações que ocorrem no universo financeiro levando em conta a variável tempo,ou seja o valor monetário no tempo(time value money).As principais variáveis envolvidas no processo de quantificação financeira,são: a taxa de juros,o capital e o tempo.
ETAPA 1
Passo 1 (Individual/em grupo)
Juros Simples
O regime de juros simples, é aquele no qual os juros incidem sobre o capital inicial.
Este sistema não é utilizado na prática nas operações comerciais,mas,a análise desse tema,como introdução a Matemática Financeira,é de uma certa forma importante.
Considere o capital P aplicado a juros simples de taxa i por período,durante n períodos.
Lembrando que os juros simples incidem sobre o capital inicial,podemos escrever a seguinte fórmula,facilmente demonstrável:
J= P.i.n= Pin
J= juros produzidos depois de n períodos, do capital P aplicado a uma taxa de juros por período igual a i.
Juros Compostos
O capital inicial(principal) pode crescer,como já sabemos,devido aos juros,segundo duas modalidades a saber:
Juros Simples: ao longo do tempo, somente o principal rende juros.
Juros Compostos: após cada período, os juros são incorporados ao principal e passam,por sua vez, a render juros. também conhecido como”juros sobre juros”.
Fórmula Juros Compostos:
M = C * (1 + i)t
Passo 2 (Em grupo)
O atual sistema financeiro utiliza o regime de juros compostos, pois ele oferece uma maior rentabilidade se comparado ao regime de juros simples, onde o valor dos rendimentos se torna fixo, e no caso do composto o juro incide mês a mês de acordo com o somatório acumulativo do capital com o rendimento mensal, isto é, prática do juro sobre juro. As modalidades de investimentos e financiamentos são calculadas de acordo com esse modelo de investimento, pois ele oferece um maior rendimento,