sisal
Retirada da “Agave Sisalana”, planta nativa das regiões semi-áridas do nordeste brasileiro, a fibra de sisal tem diversas aplicações, mas seu principal emprego ainda é na indústria de fios, cordas e mantas.
A fibra de sisal, assim como outras de origem vegetal, tem um papel importantíssimo na proteção ao meio ambiente e no desenvolvimento sustentável das sociedades modernas. Por ser uma fibra biodegradável por excelência, os produtos que têm o sisal como matéria-prima são substitutos naturais dos plásticos e/ou derivados do petróleo.
Produtos derivados
Os principais produtos são os fios biodegradáveis utilizados em artesanato; no enfardamento de forragens; cordas de várias utilidades, inclusive navais; torcidos, terminais e cordéis. O sisal também é utilizado na produção de estofos; pasta para indústria de celulose; produção de tequila; tapetes decorativos; remédios; biofertilizantes; ração animal; adubo orgânico e sacarias. As fibras podem ser utilizadas também na indústria automobilística, substituindo a fibra de vidro.
Uma fibra sintética demora até 150 anos para se decompor no solo, enquanto a fibra do sisal, em meses, torna-se um fertilizante natural. que é produzido no estado da bahia.
[editar]Regiões de plantio e comércio
Atualmente a Tanzânia, Quênia, Uganda (África Oriental) e Brasil, fazem parte do maiores cultivadores de sisal do mundo. Também são de destaque os países: Angola, México eMoçambique.tem muitas plantas de sisal no nordeste que são queimadas.isso prejudica a população e o meio ambiente.
Fibra Têxtil Natural: As chamadas fibras naturais são todas as fibras que já se apresentam prontas na natureza necessitando apenas alguns processos físicos para transformá-las em fios. Elas estão divididas em:
Fibra Têxtil Animal: Seda, lã, Lhama, etc.
Fibra Têxtil Vegetal: Algodão, Linho, Sisal, coco, etc.
Fibra Têxtil Mineral: Amianto. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=CodLNULKS9A vídeo sobre como é a