sis renal
Função dos rins
A principal função dos rins é a regulação homeostática da concentração de água e dos íons no sangue, também denominada equilíbrio hidroeletrolítico. Além disso, os rins tem a função da eliminação de resíduos que já não tem mais utilidade para o nosso corpo. Assim, podemos dividir as funções dos rins em seis áreas gerais:
1. Regulação do volume extracelular do fluido: Os rins trabalham de forma integrada com o sistema cardiovascular para assegurar que a pressão arterial e a perfusão tecidual fiquem dentro de padrões aceitáveis.
2. Regulação da osmolalidade: O corpo conduz comportamentos como a sede para que o funcionamento dos rins seja eficiente.
3. Manutenção do equilíbrio iônico: Manutenção da concentração de íons (Na+, K+, Ca2+) de modo que o corpo controle o equilíbrio deles na ingestão e na eliminação na urina.
4. Regulação homeostática do pH: Tem fundamental importância. Quando o fluido extracelular está ácido, os rins retiram H+ e conservam íons de bicarbonato (HCO3-), já quando o fluido encontra-se alcalino, os rins removem o HCO3- e conservam o H+.
5. Excreção de resíduos e substâncias estranhas: Os rins removem dois tipos de resíduos: os produtos do metabolismo e substâncias estranhas como drogas e toxinas ambientais.
6. Produção de hormônios: As células renais sintetizam Eritropoetina, hormônio citocina que regula a síntese das hemácias. Também liberam Renina, uma enzima que regula a produção de hormônios envolvidos no equilíbrio do Sódio e da Homeostase da pressão arterial.
Formação da urina (Etapas)
Três processos básicos ocorrem nos néfrons para a formação da urina, são eles: Filtração, Reabsorção e Secreção. A filtração é o movimento do fluido do sangue para dentro do lúmen do néfron. A filtração ocorre apenas no corpúsculo renal, onde as paredes dos capilares glomerulares e a capsula de Bowman são modificadas para permitir o fluxo do líquido. Reabsorção, é o processo que leva o material filtrado para dentro