Cartilha de exames laboratoriais
ESCOLA DE ENFERMAGEM
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA SEMIOLOGIA
EXAMES COMPLEMENTARES
Amélia Cristina Gomes
2008011784
HEMOGRAMA COMPLETO (Série Branca e vermelha)
➢ Contagem global de leucócitos (CL)
O que é e para que serve: Na contagem de leucócitos ou leucometria, verifica-se o número de leucócitos em um microlitro de sangue total. Isso é feito com dispositivos eletrônicos. Esse exame pode ser útil no diagnóstico de infecções e inflamações e também no monitoramento da resposta de um paciente à quimioterapia ou radioterapia. A leucometria também pode ajudar a determinar se são necessários outros exames.
Valores de referencia: A contagem de leucócitos varia normalmente de 4000 a 10000/µL (SI, 4 a 10 X 109/L).
Implicações Clínicas: Uma elevada contagem de leucócitos (leucocitose) sinaliza comumente uma infecção, como um abscesso, meningite, apendicite ou amigdalite. A leucocitose pode indicar também leucemia ou necrose tecidual causada por queimaduras, infarto ou miocárdio com gangrena. Uma baixa contagem de leucócitos (leucopenia) indica depressão da medula óssea, que pode decorrer de infecções viróticas ou de infecções tóxicas, tais como aquelas após tratamento com agentes antineoplásicos, ingestão de mercúrio ou outros metais pesados ou exposição a benzeno ou arsênicas. A leucopenia acompanha também à gripe, a febre tifóide, o sarampo, a hepatite infecciosa, a mononucleose e a rubéola.
Procedimentos de enfermagem: o Fazer uma punção venosa e colher a amostra num tubo de 7 mL contendo EDTA. o Encher totalmente o tubo de coleta de amostras e invertê-lo delicadamente várias vezes, para misturar a amostra e o anticoagulante.
Valor do exame: (incluído no hemograma completo) 12,00 reais
➢ Contagem diferencial de leucócitos (CDL)
O que é e para que serve: Numa contagem diferencial de leucócitos, o laboratório classifica 100leucócitos ou mais em um