Siphonaptera
Faculdade de Biociências – Ciências Biológicas
Zoologia dos Invertebrados Superiores II
SIPHONAPTERA Latreille, 1825
Raul Brandão da Costa
Porto Alegre, 9 de maio de 2006.
Ordem Siphonaptera Latreille, 1825
(siphon=tubo/cifão; pteron=asa)
Introdução: Os insetos representantes desta ordem são conhecidos popularmente por pulgas ou fleas( na literatura estrangeira). Também com sinônimos de Aphaniptera Kirby & Spence, 1822, aphanes=oculto e pteron=asa, e Suctoria Gerr, 1778, suctor=sugador.
Aspectos Morfológicos Gerais: São pequenos insetos ápteros ectoparasitos obrigatórios parasitam principalmente mamíferos e aves, podendo atingir de 1 a 10 mm de comprimento apresentam corpo fortemente comprimido lateralmente, o que facilita sua locomoção entre os pêlos do hospedeiro. (CORSEUIL, 2003). Fora do hospedeiro movimentam-se aos saltos, de 30 a 40cm de distância. (GALLO, et al, 2002).
Cabeça: Do tipo hipognata, curta e prolonga-se em lâmina sobre o pronoto. Olhos quando presentes, laterais, cada um transformado em um grande ocelo. Verdadeiros ocelos ausentes.Há também nela a presença de ctenídios: espinhos fortemente quitinizados, dispostos em filas, que ajudam na sistemática destes insetos( podem ocorrer também ctenídios pronotais).( Rey, 2002 ).
Antenas são curtas e consta cada uma, de três segmentos: escapo, pedicelo e clava e estas se apresentam inseridas acima e atrás do olho correspondente. em repouso a antena aloja-se numa goteira ou sulco, dirigida para baixo e para trás.( Rey,2002 ). Aparelho bucal picador sugador. Em ambos os sexos, as peças bucais são adaptadas para a perfuração do tegumento e sucção de sangue, constituidas por: um labro-epifaringe, um par de mandíbulas, um par de maxilas com palpos e um par de palpos labiais. As mandíbulas são as únicas peças perfuradoras, dispõem-se de cada lado do labro-epifaringe e com ele forma o canal sugador, por onde o