Reflex O De Textos
Reposição Eficiente é feita de maneira automática com base na informação de demanda real. As informações coletadas no PDV através de leitura ótica são transmitidas eletronicamente entre computadores das empresas que repõem continuamente sem estoques, papeis ou perdas.
A Reposição Contínua atende a vários modelos de distribuição entre eles: direto a Loja, via Centro de Distribuição e via Cross-Docking.
A Reposição Contínua pode ser gerenciada de três formas, de acordo com a responsabilidade do processamento das informações e pela decisão da reposição:
1. No varejo
Que é o modelo tradicional e, que o varejo calcula a necessidade e envia um pedido ao fornecedor – é o RMI (Retail Management Inventory)
2. No fornecedor
Neste modelo o varejista informa ao fornecedor a posição de estoques,ou vendas, ou previsão de vendas:com esta informação disponível o fornecedor calcula a necessidade de reposição e avisa ao varejista.
3. No operador logístico
Neste modelo as decisões são tomadas pelo operador logístico de acordo com parâmetros definidos pelo fornecedor e varejista.
Gerenciamento por categorias é um processo de parceria entre varejista e fornecedor que consiste em definir categorias de produtos conforme a necessidade que atendam (ex: matinais, beleza, limpeza) e gerenciá-las como se fossem unidades estratégicas de negócios. Tem como objetivo aumentar as vendas e a lucratividade por meio de esforços para agregar maior valor ao consumidor final.
O Gerenciamento por Categorias traz benefícios para o varejo e para os fornecedores tais como reduções significativas de custo e melhores resultados comerciais, focalizando as práticas de merchandising e marketing mais eficientes, sempre orientadas para o consumidor.