A QUEST O DA DIVERSIDADE CULTURAL NO PROCESSO DE INTEGRA O LATINOAMERICANA
A integração da América Latina estimula a divulgação das culturas nacionais dos povos envolvidos num caminho necessário para o desenvolvimento econômico, social e político dos países da região. Ficando implícita a necessidade de uma aproximação ou integração linguística. Desse modo, este trabalho pretende mostrar a importância dessa integração para análise, discussão e compreensão da questão da diversidade cultural, o grande desafio do século XXI dentro do marco da globalização. Para tal objetivo analisaremos os três conceitos – chave, diversidade cultural, globalização e integração, Dependendo de como a compreendermos e avaliarmos esses conceitos eles serão proveitosos e favoráveis ou não para as futuras gerações.
• Diversidade Cultural
A maior parte das sociedades contemporâneas se caracteriza por uma enorme variedade de identidades simbólicas e expressivas sendo multicultural multiétnica ou mestiças. Os povos que vieram a formar o Novo Mundo se confrontaram com uma enorme diversidade de referências para definir os seus modos de inserção em suas sociedades e os seus modelos de vida. Hoje é perfeitamente visível o diversificado mosaico cultural resultante da grande variedade de experiências e de realizações humanas produzidas por esses povos. Baseia-se na sua história, nas suas tradições e seus idiomas, na sua criatividade e singularidade envolvendo por igual o que se costuma designar como cultura erudita e cultura popular.
Devido a vários fatores como, por exemplo, a mundialização da cultura, a discussão passou por dois desdobramentos contraditórios. Por um lado, é como se o mundo tivesse ingressado em um processo de ampla atenuação das diferenças culturais, como se os povos estivessem sendo confrontados. Com o passar do tempo é como se os povos entrassem em um processo de relativa homogeneização cultural, como se o que contasse agora fosse a tendência de