Parasitologia
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE FARMÁCIA
PRÁTICAS DE PARASITOLOGIA
SÃO LUIS
2013
MARÍLIABORGNETH VELOSO FA09222-33
PRÁTICAS DE PARASITOLOGIA
Relatório apresentado à disciplina Parasitologia do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Maranhão para obtenção parcial da nota.
SÃO LUIS
2013
Introdução
Os Dípteras constituem uma das maiores ordens de insetos e seus representantes abundam em indivíduos e espécies em quase todos os lugares. A maioria dos Díptera distingue-se prontamente dos outros insetos alados por terem apenas um par de asas; este corresponde ao par anterior, transformando-se o posterior em pequenas estruturas clavadas denominadas halteres ou balancins, que funcionam como órgãos de equilíbrio. Alguns insetos de outras ordens também têm apenas um par de asas (algumas efeméridas, alguns besouros e outros), mas em nenhum destes o par posterior reduz-se a halteres. É uma das maiores ordens de insetos, com cerca de 100 famílias descritas e aproximadamente 85.000 espécies conhecidas.
A maioria dos Díptera compõe-se de insetos relativamente pequenos e de corpo mole, alguns são muito pequenos e muitos têm grande importância econômica. Os pernilongos, borrachudos, mutucas, moscas dos estábulos e outros são hematófagos e alguns dos saprófagos, como a mosca doméstica e as varejeiras, são vetores importantes de doenças; os organismos que causam a malária, a febre amarela, a filariose, o dengue, a doença do sono, a febre tifóide, a desinteria e outras moléstias são transportados e disseminados por dípteros.
Alguns, como a mosca das frutas, são pragas de plantas cultivadas. Por outro lado, muitos dípteros são úteis como saprófagos, outros são importantes predadores ou parasitos de diversos insetos