SINTÉSE
Departamento de Educação – DEDC I
Curso: Pedagogia
Disciplina: Didática II
Docente: Dayse lago
Discente: Joanice Costa
Síntese do texto Planejamento de Celso Vasconcelos
Processo de Planejamento Aprofundando o conceito de Planejamento
O conceito planejamento não é fácil de determinar. Planejar é antecipar uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto, enquanto que o ato de planejar difere-se da imaginação, sonho, memória, predição e do script, por possuir elementos próprios que o distinguem dos demais. Planejamento é um processo contínuo e o Plano é o resultado desse processo. O Processo se divide em dois grandes sub processos: Elaboração e Realização Interativa. Por isto planejamento é elaborar e realizar interativamente. O planejamento exige uma reflexão-ação já que o planejamento ocorre baseado numa anterior reflexão com vistas a realização de uma ação. Por tanto vale salientar que o planejamento envolve o compromisso de se concretizar aquilo que foi elaborado no plano.
Os Fundamentos para a elaboração do planejamento consistem na Realidade (onde), Finalidade (para quê), Plano de mediação (como fazer), Dialética entre as dimensões (negação do ideal do que se pretende realizar).
Fundamentam a realização interativa: interferências (imprevistos); dinamismo da consciência (uma ideia não pode ser sempre imutável); o resultado no processo acontece duas vezes, quando ele é idealizado e quando em posto em prática; no processo de planejamento devem ter as seguintes reflexivas, cognoscitiva, teológica, projetivo mediadora, práxico pragmática, diagnóstica; uma proposta não pode ser utópica e sim condizer com a realidade.
Um planejamento que não inclua em seu processo os sujeitos sobre o qual pretende atuar, tende a apresentar resultados negativos. Entende-se então o planejamento como uma interferência no vir- a ser antevendo os acontecimentos futuros. Por isso é necessário conhecer o campo a