marketing social
No capitulo cinco é iniciado o processo de planejamento estratégico do marketing, baseado no modelo de dez passos que é apresentado no capitulo dois. Tendo como objetivo orientar desde um estudante até um profissional em como desenvolver um projeto ou produto final destinado a proporcionar o bem comum. Especificamente o capitulo cinco aborda dois passos do modelo falado anteriormente.
O Primeiro passo é a discrição do histórico, do proposito e do foco do plano. Assim, o histórico inicia-se identificando a questão social do seu plano de marketing, sendo ela vinculada a problemas de cunho socioambiental, em seguida deve-se apresentar informações e fatos que levaram a sua organização a assumir o desenvolvimento deste plano, deste modo, o objetivo principal do histórico é fazer o leitor compreender o por que a organização está desenvolvendo o plano e querer prosseguir a leitura para descobrir o que a empresa planeja fazer para abordar a questão social. Dado o histórico, a organização se põe a desenvolver uma declaração de propósito geral para a campanha, traçando um objetivo, que em uma campanha de marketing é o que a empresa quer que o público alvo faça ou que o mesmo precisa saber para ser persuadido. Assim, as metas para um plano de marketing social, estabelecem um nível desejável de mudança de comportamento das pessoas frente a situação evidenciada. Por fim, a abordagem do foco que deve ser escolhido, entre o vasto número de opções em potencial que contribuam para o propósito da organização, estreitando assim, o escopo do projeto.
O Segundo passo é responsável por fornecer importantes informações sobre o mercado onde a organização vai competir por seus consumidores, criando uma compreensão homogênea dos fatores internos e externos a serem enfrentados na condução de uma análise de: Fatores Internos que tem impacto na capacidade de prontidão da empresa em realizar a tarefa, identificando pontos fortes a serem maximizados e pontos fracos a serem