S.r. Carlos
DEPARTAMENTO DE FISICA
LABORATORIO DE FISICA PARA ENGENHARIA
Paquímetro
Professor: Rilder dos Santos
Aluno: Carlos Augusto Antônio Sergio Nápravník Filho
Turma 14 A
Objetivos
- Conhecimento do paquímetro e familiarização com seu uso.
Material
- Paquímetro;
- Arruela;
- Tarugo;
- Peça com furo cego;
- Régua
Introdução Teórica
O paquímetro é um instrumento que medi com precisão objetos pequenos e regulares. Paquímetro é uma palavra que vem do grego: paqui (espessura) e metro (medida), geralmente, ele possui duas medições uma em polegadas e outra em centímetros. Mas antes de falarmos desse instrumento falaremos sobre precisão e nônio (vernier).
Nônio ou vernier são divisões em partes iguais de uma medida. As divisões estão dispostas em uma régua móvel ou limbo circular, nos auxiliando a executar medidas fracionais de uma régua ou cilindro fixo. O nônio foi inventado por Pierre Vernier e Pedro Nunes.
A precisão de um paquímetro é medida subtraindo-se o comprimento do nônio( C ) dividido por suas divisões( n ) pelo número inteiro positivo mais próximo do resultado da divisão( i ). Precisão = i − C╱n.
A figura 1.1 abaixo mostra as partes do paquímetro.
Figura 1.1
Como utilizar um paquímetro:
Figura 1.2
Medição paquímetro:
Figura 1.3
Na figura 1.3 a precisão do paquímetro é de 0,01. Como podemos visualizar o número zero do vernier passou de 11 mm, então sabemos que a medição será 12, algum número mm. Agora iremos contar quantas divisões terão até que o traço do vernier coincida com o da escala fixa, que nesse caso é a sétima divisão. Resta-nos multiplicarmos a quantidade de divisões do nônio pela precisão do paquímetro, resultando em 0,70 mm. Para finalizar somaremos o primeiro resultado com o segundo que é igual a 12,70 mm.
No quadro 1.1 mostraremos alguns