SINTESE
Disciplina: Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem
A partir da leitura do texto “ Concepções de Jean Piaget” de Solange Gomes da Fonseca, pôde-se observar a importância que Piaget teve na área da educação, visto que ele propôs uma forma diferenciada de compreender o processo de aprendizagem.
Piaget afirma que o desenvolvimento intelectual é formado a partir das experiências sociais, ou seja, da interação social que aquela criança terá em sua vida. Segundo Piaget, esse esquema de organização, assimilação e adaptação feito pelo organismo pode ser aplicado ao processo de aprendizagem, que se dá na estrutura cognitiva. A organização seletiva que a cognição realiza dá-se em um processo permanente de interação do homem com o meio ambiente, por meio da apreensão do que é útil e necessário à adaptação do homem no mundo.
Segundo a teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo é uma teoria de etapas, uma teoria que pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis. A criança é concebida como um ser dinâmico, que a todo momento interage com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas. Essa interação com o ambiente faz com que construa estrutura mentais e adquira maneiras de fazê-las funcionar.
O eixo central, portanto, é a interação organismo-meio e essa interação acontece através de dois processos simultâneos: a organização interna e a adaptação ao meio, funções exercidas pelo organismo ao longo da vida. A adaptação, definida por Piaget, como o próprio desenvolvimento da inteligência, ocorre através da assimilação e acomodação.
De acordo com esses pressupostos, a educação deve propiciar a criança um desenvolvimento dinâmico e amplo. A escola deve trabalhar com esquemas de assimilação da criança, ou seja, propor atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e requilibrações sucessivas, promovendo assim a descoberta e a construção do conhecimento. Para construir esse conhecimento, as