Sintese
Resenhas elaboradas com fins avaliativos pelos Pos graduandos, Glaucimar, Adna, Alzira, Gislaine, Lucimara, Joelma, Cicera e Silvia. Para a disciplina de Processo de Aprendizagem e desenvolvimento e Educação Infantil II sob a coordenação da Professora Dr. Zaira Lopes.
Galvão vem relatando sobre uma pedagogia inspirada na teoria walloniana denominada psicogenética que não considera o desenvolvimento intelectual como a meta máxima e exclusiva da educação, de forma que o sincretismo dá lugar ao pensamento categorial, não beneficiando tão somente a inteligência, mas a pessoa como um todo. Para a autora, Wallon entende como inconcebível a idéia de uma personalidade que se forma isolada da sociedade, sendo assim, e salientado que a educação deve obrigatoriamente integrar, à sua pratica e aos seus objetivos, tanto a dimensão social como também a individual.
Na discussão da autora a teoria walloniana identifica a interdependência entre desenvolvimento intelectual e conhecimento, inspirando uma pedagogia em que os conteúdos de ensino têm um papel importante. Outro fator que recebe grande importância na teoria walloniana é o meio, pois este é entendido como o campo sobre o qual a criança aplica as condutas de que dispõe, ao mesmo tempo, que dele retira os recursos para sua ação. Para Wallon e considerado que com o desenvolvimento ampliam-se as possibilidades de acesso da criança às várias dimensões do meio, cada etapa do desenvolvimento define um tipo de relação com seu ambiente, o que implica dizer que a cada idade é diferente o meio da criança.
Em termos práticos, isso significa que o planejamento das atividades não deve se restringir somente à seleção de seus temas, isto é, do conteúdo de ensino, mas necessita atingir as várias dimensões que compõem o meio, incluindo uma reflexão acerca