Ecossistemas
Ana Gonçalves, Nº1,9º I
Introduçao
Neste trabalho vou conhecer os fenómenos que contribuem para o desequilíbrio dos ecossistemas; Compreender o papel das catástrofes e da poluição nesses desequilíbrios; Assumir uma atitude crítica face aos comportamentos/fenómenos anteriormente mencionados..
Catástrofes naturais
Um desastre natural é uma catástrofe que ocorre quando um evento físico perigoso (tal como uma erupção vulcânica, um terramoto, furacão, etc.) provoca uma grande destruição material, perdas de vida humanas e alterações na superfície terrestre. Em áreas de vazios humanos estes fenómenos naturais não resultam em desastres humanitários. São os países subdesenvolvidos os mais afectados, infelizmente.
Embora muitas catástrofes naturais sejam provocadas pela dinâmica interna da terra, a maioria está associada a condições atmosféricas específicas. A frequência deste tipo de fenómenos está a aumentar e muitos cientistas afirmam que isso deve-se às alterações climáticas provocadas em parte pela acção humana.
A extensão dos danos nas propriedades ou o número de vítimas que resulta de um desastre natural depende da capacidade da população resistir ao desastre e da intensidade do mesmo.
Em 2000, as Nações Unidas lançaram a Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (ISDR) para dirigir-se às causas claras da vulnerabilidade e para construir comunidades resistentes a desastres naturais promovendo o aumento na consciência das pessoas para a importância da redução deste tipo de calamidades. As Nações Unidas pretendem conseguir atingir um desenvolvimento que reduza as perdas humanas, sociais, económicas e ambientais.
Tipos de poluição
Poluição atmosférica • A poluição atmosférica refere-se a mudanças da atmosfera susceptíveis de